terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Rodrigo Nejm, da SaferNet, fala ao Portal Pró-Menino sobre o Dia Mundial da Internet Segura


Videochat com Rodrigo Nejm

No dia 9 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial de Internet Segura. A ideia é conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede. Este ano a expectativa é contar com a participação de 55 países. No Brasil, a campanha é liderada pela organização não-governamental SaferNet Brasil, em conjunto com o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) e o Comitê Gestor da Internet Brasileira (CGI.br).

Diretor de Prevenção da ONG, Rodrigo Nejm é responsável pela criação de materiais pedagógicos e pesquisas para prevenção aos cibercrimes contra Direitos Humanos no Brasil. Ministra cursos para educadores e operadores do direitos no âmbito dos aspectos psicossociais do combate e prevenção aos cibercrimes.

Já trabalhou no ensino superior como professor nas disciplinas de psicologia e gestão social. É pesquisador na área de psicologia e novas mídias, com intercâmbios na França e Canadá, participando de pesquisas nacionais e internacionais sobre comportamentos online.

Este Chat tem o apoio da Pró-menino



Moderador13:17:49

Silvia, de Vinhedo/SP diz: Rodrigo, mais que parabenizá-lo, temos que agradecer a você por socializar sua capacidade, pela sua plena dedicação e afeto! Nossas pesquisas têm demonstrado que os pais/mães/responsáveis pouco, ou quase nada, estão a par dos reais riscos no uso das TICs pelos seus filhos; e, quão ínfima tem sido a educação para o uso seguro da internet no Brasil. Qual o panorama internacional? Na sua opinião, quais as formas para sensibilizarmos e mobililizarmos os pais nesta questão??? Saiba da minha admiração por todo seu trabalho, Silvia Losacco.



Moderador13:18:36

julia diz: É seguro enviar o cartao de crédito na Internet?



Moderador13:22:57

kika diz: para tornar a Internet mais segura é preciso conscientizar mais os pais ou as crianças que usam?



Moderador13:24:04

Adilson diz: se eu baixar um filme pela internet isso também é considerado crime?



Moderador13:24:28

Yago diz: Existe algum orgão que eu possa denunciar crimes na Internet?



Rodrigo Nejm13:25:35

O Brasil ocupa hoje uma posição grande no mundo. É natural que enhamos cada vez mais esses tipos de crimes... E as pessoas estão na internet sempre. Quanto maior o número de pessoas, maior o´número de crimes. Neste dia, queremos falar de como a internet é bacana... tem muita coisa legal pra fazer online. A ideia do dia mundial da Internet Segura é mostrar para as famílias e educadores que não pode vacilar, porque o perigo está fácil.



Moderador13:25:50

Ana diz: Você pode me dizer quais são os crimes da internet?



Moderador13:26:02

Adriana - EducaRede diz: Na sua opinião, como a escola pode colaborar com o uso seguro da internet?



Moderador13:27:18

Ciça diz: Existe algum material de orientação que podemos utilizar como forma de educação?



Rodrigo Nejm13:30:16

A gente quer parar de falar de crimes... por isso o tema é "Pense antes de postar", porque a juventude posta no blog, está no you tube.. A ideia da internet como essa bolha criativa é ótimo, Queremos tratar sobre as fotos sensuais que muitos deles postam na internet... É pior do que você pegar uma foto fisíca e distribuir na Sé, é bem pior!



Moderador13:33:00

Celia diz: Oi Rodrigo...sobre o tema: pense bem antes de postar, queria levantar a bola a respeito da atividade do pensar...vc acha q as crianças e adolescentes estão recebendo na escola e em casa uma educação que os ensine a pensar?



Moderador13:34:17

humberto diz: Outro dia vi uma matéria que crianças com 2 ou 3 anos já usam Internet. Como podemos educar uma criança dessa idade para o uso da rede?



Rodrigo Nejm13:37:18

Silvia, essa é a questão-chave, como educar as crianças e adolescentes, mas também os pais - para que saibam proteger suas crianças. O Brasil está engajado nisso e estamos aqui nesse Chat por conta da Internet. No âmbito internacional, a Safernet tem participado ativamente, porque o perigo de uma criança brasileira é a mesma que as outroas crianças de outros países. Vemos 87% dos pais não dando atenção ao uso da internet. Não é para proibir, mas é alertar, é criar o bom senso na pessoa. Acompanhando experiências internacionais, a gente tem materiais didáticos no site da Safernet. Temos que acabar com o constrangimento dos pais que não sabem mexer no computador na hora de passar os cuidados para os filhos. Nesses materiais, dá para conhecer esse tema, e mais, que ela entre de forma simples e divertida na sala de aula.



Moderador13:42:22

Após 15 minutos conectado sem enviar nenhuma mensagem no chat, sua conexão pode cair automaticamente. Por isso, entre de novo, se for o seu caso.



Moderador13:43:18

Talita diz: Você não acha que falta na Internet material de orientação de uso da rede voltado para crianças?



Moderador13:43:46

Marcelo diz: Oi Rodrigo...importante isso que vc falou, a educação é o caminho para uma verdadeira internet segura, para exatamente ensinar a respeito de saber dialogar, discernir, lidar com apelos de consumo, envolver a família na relação entre pais, filhos e uso de internet...te pergunto, a escola brasileira está preparada para essa empreitada?



Rodrigo Nejm13:48:15

Kika, a gente precisa conscientizar todo usuário da internet. Sabemos hoje da convergência digital... e, com isso, você ver tudo isso também na internet. Essa é a ideia! HOje ninguém discute a importância do lápis, não é? Vai chegar um tempo que ninguém mais vai conversar e discutir sobre internet - é a invisibilidade da tecnologia. E isso vai acontecer rápido. Temos então que discutir e informar isso agora.



Rodrigo Nejm13:52:01

Adilson, depende, quem fez esse filme? Se eu fizer um filme e colocar ele na internet para o pessoal baixar, você pode. Mas quando falamos de filmes que estão no cinema e está para download ilegal, não. Todo material que a Safernet produz tem lá seus direitos autorais, mas que pode ser baixado. MAs se for de um conteúdo restritivo, você não pode. Acredito que a gente precisa pensar melhor nisso, precisamos incentivar esses produtores, porque assim democratizamos a cultura!



Moderador13:53:50

Tony diz: Se eu rippar um CD e passar as músicas para o meu computador estarei violando a Lei ?



Rodrigo Nejm13:58:23

Ana, sem dúvida, tem muito e-mail falso aí dizendo "você ganhou isso". A Internet tem sido muito usada para humilhar e caluniar as pessoas... As pessoas fazem muito isso na internet. Entre adultos, isso é crime. Tem também o problema da falsa identidade, que a internet facilitou. O que mais assusta é a internet como ferramenta par abusar de crianças. Temos que combater isso, aliás, fora da internet também!



Moderador13:58:31

DANIEL diz: Onde que surgiu esta ideia de do dia Mundia da segurança n internet?



Rodrigo Nejm14:00:03

O crime mais grava aí é o sequestro. Através de dados enviados por alguém, muitas vezes sem a intenção.



Rodrigo Nejm14:02:16

Adriana, a escola é um espaço vital para esse trabalho. O Educarede mesmo trabalha bastante nisso. Queremos acabar com o constrangimento das pessoas que não sabem mexer na internet, vamos transpor essa ética e cidadania na internet. Numa aula de matemática, por exemplo, dá pra usar, como exemplo para exercícios, gtráficos sobre os perigos da internet.



Moderador14:04:58

Priscila do MPF diz: O tema do dia mundial da Internet segura de 2010 é pense antes de postar. Baseado nas experiencias da safernet e nas suas pesquisas, no Brasil, você concorda com a escolha do tema ou acha que tem algum outro mais relevante?



Rodrigo Nejm14:06:04

Celia, tem videos no site do Dia Mundial da Internet Segura. Dá pra passar esse vídeo na aula, dá pra discutir. Na rede social Netica, os educadores mesmo podem se inscrever e ter esse material. Todo material também está no site da Safernet.



Rodrigo Nejm14:12:21

Priscila, sem dúvida é. Dra. Priscila que viabilizou tudo isso, é muito bacana você estar aqui. São muitos temas importantes... Esse problema do Sex Thing é algo perigoso e sério, uma foto sensual postada na internet pode criar sérios problemas. Não é para não publicar, mas sim pensar antes.



Rodrigo Nejm14:15:32

Estamos hoje com o Plantão da Cidania Web, é só entrar no site para ver como participar.



Rodrigo Nejm14:16:37

Daniel, a ideia surgiu na União Européia. A ideia era essa, divulgar o lado legal da internet, mais junto com dicas de segurança.



Rodrigo Nejm14:22:53

Marcelo e Célia, hoje é um desafio. Avançamos muito nos programas de acesso, de telecentros, banda larga nas escolas. mas inclusão digital não é ter computador na escola e só. O professor precisa se informar e saber usar essa nova tecnologia. É importante que o programa de educação trabalhe isso de forma transversal... Colocamos à disposição do MEC vários materiais e informações. o MEC mesmo tem o Portal do Professor, que é aberto a todas as escolas do Brasil. Estamos avançando na inclusão digital, mas não na educação das pessoas. No Brasil, um dos principais pontos para essa inclusão toda são as lanhouses... tem em todo lugar, cada vez mais as pessoas se conectarem na internet. Lan House pode ser um espaço de educação, para divulgar dicas, maneiras de se proteger... Dá para trabalhar com a educação de uma maneira geral - na própria internet, na casa, na lan house... O Terra mesmo, com esse Chat, tem um papel de educador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário