quarta-feira, 10 de março de 2010

Comunidade contra o crime:

Comunidade contra o crime: trabalhando juntos por um Brasil mais seguro.

"A segurança deve ser alimentada pela segurança mútua." (Sêneca)


Segurança em condomínios IV

Garagens (e/ou entrada de veículos)

A garagem, principalmente a sua entrada, pode ser um ponto de vulnerabilidade no condomínio. Assim:

a entrada da garagem deve estar à vista da portaria e se possível do maior número possível de moradores. Se não for assim, a atenção dos moradores nas entradas e saídas deve ser redobrada;
se a garagem for do tipo aberto, deverá ter sistema de iluminação que abranja todo o ambiente dela, e permanecer ligado à noite;
se for do tipo fechada, é importante sempre trancar a porta dela à noite, mesmo que a contenção da residência (muros ou grades), sejam de boa qualidade;
seja qual for o tipo de garagem, sempre acionar os dispositivos de segurança do veículo, como alarmes, travas de direção e de pedal, fechar os vidros e trancar as portas, não deixando em seu interior pertences de valor.


f. Portaria (e/ou entrada para pedestres)



A maior parte das invasões de condomínios por delinqüentes, ocorre através da portaria, ludibriando o porteiro ou rendendo-o com uso de armas. Assim, sua estrutura e posicionamento são fundamentais.

· A portaria deve ter a melhor visibilidade possível da rua, da entrada de veículos e dos acessos a pé, pois isto inibe não apenas a tentativa de invasão, mas também delitos na rua defronte contra os próprios condôminos, quando chegam e saem.

· Se não for assim, a atenção com a segurança por todos os condôminos e funcionários deve ser redobrada.

· Ainda assim recomenda-se que ela não seja posicionada totalmente avançada à frente do imóvel, se isto a deixar isolada, pois isto pode permitir que o porteiro seja rendido por um delinqüente armado, principalmente se for apenas um porteiro que ali permanece.

· Se for elevada em relação ao solo, ela não deve ser tão alta que não permita ter visão plena dos ocupantes de um veículo que entra no condomínio.

· Os sistemas de células onde o visitante fica retido dentro de uma câmara, enquanto se verifica sua identidade e interesse no condomínio podem ser mais onerosas, mas são muito interessantes para a segurança, pois criam uma sensação de risco maior na pessoa mal intencionada;

· Também é um detalhe importante da estrutura do condomínio para a segurança, haver um espaço de recepção onde moradores possam receber pessoas que não conheçam à vista do porteiro, bem como seja incentivado o seu uso. Isto evita que os condôminos se obriguem a recebê-las diretamente em sua residência. É o caso de vendedores de planos de saúde, de seguros e outros que necessitam de um certo tempo para apresentar seus produtos.


Fonte: Coronel Roberson Luiz Bondaruk - www.antidelito.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário