quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Preso Estuprador de garotas que agia no centro de Curitiba




Preso estuprador de garotas que agia no centro de Curitiba


Policiais do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) prenderam, por volta das 17h30 desta terça-feira (21), o homem suspeito de ter estuprado pelo menos cinco garotas no centro de Curitiba. “Desde a divulgação das imagens do suspeito temos recebido denúncias sobre a identificação e o paradeiro dele e hoje obtivemos sucesso na prisão”, disse a delegada Maricy Mortagua Santineli, do Nucria.

O suspeito tinha sido identificado como Cacildo César Novelleto, 50 anos. Segundo as informações, ele usava agora o cabelo raspado. Com esses dados, a polícia confirmou que Novelleto foi condenado por estupro em 1996 e solto em 2003. “Duas das vítimas o reconheceram como o homem que as estuprou”, informou Maricy.

Mais de dez policiais trabalhavam na localização de Novelleto desde sábado (18). “Soubemos que ele frequentava um antiquário no Largo da Ordem e também passava pela Rua João Negrão e deixamos equipes nesses dois locais para efetuar a prisão”, disse Maricy.

Os policiais também fizeram buscas e diligências em São José dos Pinhais e no Centro de Curitiba. A polícia não descartava a possibilidade de o suspeito ter fugido para outro Estado.

Nesta tarde os policiais localizaram o suspeito na Rua João Negrão, esquina com a Avenida Sete de Setembro, num ponto de ônibus. “Ele resistiu, pediu para ser morto, mas acabou sendo algemando e trazido até a sede do Nucria”, disse a delegada.

LÁBIA - Segundo a polícia, o suspeito agia nas proximidades do calçadão da Rua XV de Novembro, normalmente no período da tarde. Ele abordava meninas, com idade entre 12 e 16 anos, e com a conversa de emprego de secretária, convencia as garotas a ir com ele a apartamentos desocupados.

“O estuprador age sempre da mesma maneira, não utiliza armas para cometer a violência, usa somente a lábia para atrair suas vítimas”, diz Maricy. Nos imóveis, agredia ou ameaçava as adolescentes para obrigá-las a fazer sexo com ele.
22/09/2010 10:10

Fonte: www.sesp.pr.gov.br

domingo, 19 de setembro de 2010

Suspeito de estuprar garotas no centro de Curitiba é procurado pela polícia




O Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) divulgou, nesta quinta-feira (16), imagens do suspeito de estupros, ocorridos no centro de Curitiba. O bandido age nas proximidades no calçadão da Rua XV de Novembro, geralmente no período da tarde.

O Nucria tem cinco inquéritos policiais abertos contra o homem. Ele tem cerca de 40 anos, 1,70 de altura, olhos e cabelos castanhos. Segundo a delegada Maricy Mortagua Santineli, do Nucria, ele aborda meninas, com idade entre 12 e 16 anos. Envolve-as com conversas, oferece emprego de secretária e atrai as vítimas até apartamentos desocupados, onde estupra as garotas.

“O homem age da mesma maneira, não utiliza armas para cometer a violência, usa somente a lábia para atrair suas vítimas”, diz Maricy. Nos imóveis, agredia ou ameaçava as adolescentes para obrigá-las a fazer sexo com ele. De acordo com a delegada, ele usava chave para entrar nos apartamentos desocupados e nem sempre os mesmos.

A delegada acredita que, com a divulgação das imagens de câmeras de segurança, será possível identificar o suspeito. “Precisamos da ajuda da população para localizar e prender esse homem”, diz. Três vítimas reconheceram o suspeito. “Quem tiver informação sobre ele deve ligar para o Nucria, no telefone (41) 3244-3577. Garantimos o anonimato do denunciante”, diz Maricy.

Segundo a delegada, a primeira denúncia contra o suspeito é de 2005. “Obtivemos as imagens de câmeras de vigilância do comércio local. Nelas aparece o suspeito com uma das vítimas, indo em direção ao local onde o último estupro ocorreu”.
18/09/2010 23:14

Fonte: www.sesp.gov.pr.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Medidas para evitar assaltos no trânsito

  • Estar atento(a) no trânsito já salvou a vida e o patrimônio de muitas pessoas.
  • Utilize os espelhos retrovisores para observar o que ocorre na traseira do seu veículo: assaltantes sempre tentam se aproximar do seu veículo por trás.
  • Nunca deixe objetos de valor sobre os bancos ou painel do veículo.
  • Um lugar excelente para levar sua bolsa enquanto dirige é no chão do veículo, sob suas pernas junto ao banco.
  • Evite ficar com os vidros abertos principalmente quando parado no semáforo.
  • Nunca deixe o braço para fora se usar jóias nele, ainda que momentâneamente num semáforo.
  • Nunca fale ao celular enquanto dirige, além de ser um risco para a segurança do trânsito facilita a abordagem de um assaltante quando você parar num semáforo por exemplo.
  • Quanto menos tempo ficar parado(a) no semáforo melhor para a sua segurança, para isso reduza a velocidade antes de chegar ao semáforo quando perceber que ele vai fechar.
  • Vale lembrar que o sinal amarelo é o começo do do vermelho e não o final do verde. Tentar forçar a passagem no amarelo alé de ser infração de trânsito é perigoso para o caso de acidentes e fará você permanecer mais tempo parado(a) se não conseguir atravessar.
  • Duas pessoas numa moto, dizendo para que você pare porque o cinto de segurança está pendurado para fora é um golpe usado por assaltantes para tentar abordá-lo quando parar.
  • Ao retornar para casa observe se não está sendo seguido por assaltantes, para ser abordado ao chegar em casa.
  • A hora de sair e de chegar em casa, de carro, sempre é um momento de atenção redobrada, principalmente se há pouca visibilidade na entrada da sua residência (muros totalmente fechados, excesso de arborização, pouca iluminação à noite, etc).
  • Caso for abordado por um assaltante num semáforo, procure fazer o que ele manda, sem gestos bruscos e sem oferecer resistência, pois isto pode gerar uma reação violenta do delinquente.
  • Não tente arrrancar com o veículo para fugir, se ele estiver armado com arma de fogo, sua chance de escapar ileso(a) neste caso é muito limitada.
  • No caso de estar com uma criança pequena no banco de trás, pegue a criança por entre os bancos da frente e saia já com ela no colo. Não tente pegá-la por fora após sair, pois não haverá tempo hábil: o criminoso estará arrancando nesta hora, o que pode gerar a queda da criança ou ela será levada por ele, na pressa de fugir.
  • Deslocar a uma velocidade média fará com que você pare menos nos semáforos e/ou fique menos tempo parado. Ir mais rápido fará com que acabe parando mais e ficando mais tempo parado esperando o sinal abrir.

Na presença de um criminoso

  • Jamais reaja: isto pode custar sua vida.
  • Mesmo uma simples tentativa de fuga pode ser considerada uma reação.
  • Se ele já lhe abordou é melhor evitar ações ousadas.
  • Cuidado redobrado se ele estiver armado.
  • Jamais subestime o perigo de um delinquen te durante um assalto, mesmo que seja jovem ou pareça frágil ou não mostre armas
  • Entregue logo o que ele quer para que se vá o mais rápido possível: quanto mais tempo ele ficar na sua presença mais perigo você corre.
  • Evite tentar enganá-lo: isto aumenta muito o risco para você se ele perceber.
  • Não tente protelar a fuga dele com tentativas de negociação: ele poderá reagir violentamente se achar que você está tentando “enrolá-lo”.
  • Evite fixar o olhar no rosto dele por muito para não dar a impressão de que está tentando gravar na memória a sua fisionomia: grave a fisionomia dele de forma discreta, para repassar à polícia depois.
  • Quando ele fugir evite ´persegui-lo ou mesmo segui-lo.
  • Chame a polícia pelo 190 logo queele se afastar.
Fonte: www.antidelito.net

sábado, 21 de agosto de 2010

Segurança na volta às aulas 2 de 2

· Evite que seus filhos tenham o hábito de ir a outros lugares após sair da escola e antes de ir para casa: o desaparecimento deles demoraria a ser notado;

· Sempre converse com seus filhos e conheça que são seus amigos, principalmente aqueles com quem eles andam frequentemente;

· Se seu filho passar a apresentar comportamento depressivo, recusar a ir para a escola ou tiver quedas bruscas no desempenho escolar, converse também com a escola, pois ele poderá estar sendo vítima de perseguições de colegas (bulling);

· Mantenha contato regular com a escola, para monitorar a conduta do seu filho e também colaborar com iniciativas da escola para melhora da segurança de todos;

· Se sua escola não possue um conselho de segurança (composto por pais, funcionários e professores) proponha a sua criação: isto melhora a segurança de toda a comunidade escolar;

· Faça pessoalmente verificações quanto ao controle de acesso que sua escola dá a pessoas estranhas, bem como questione sobre sistemas de segurança que ela possua: é dever da escola e direito seu e de sua família;

· Colabore com controle de acesso da escola, como utilizar decalcos no seu carro, evitar buscar seu filho com carros diferentes, bem como levar pessoas estranhas para dentro da escola ao levar e buscar seus filhos;

· Nunca desautorize medidas de segurança que a escola esteja tomando, por exemplo criticando controles e veirifcações do pessoal de segurança, ou apoiando ou incentivando seu filho a não colaborar com tais medidas;

· Evite que seu filho vá para a escola com bens muito chamativos, como tênis importado, jaquetas ou bonés caros;

· Se suas crianças vão a pé para a escola, reforce diariamente a importância de observar os cuidados mínimos de segurança.


Fonte: www.antidelito.net


Fonte

domingo, 15 de agosto de 2010

Professor José Pacheco, da Escola da Ponte (Portugal)

No dia de 29 de abril, o Professor José Pacheco, da Escola da Ponte (Portugal), participou da conferência “A Cidade Educativa”, evento organizado pelo Projeto Quixote (SP). Foram discutidos os problemas existentes no modelo educativo presente nas escolas brasileiras. Ele ainda compartilhou experiências e alternativas encontradas em suas viagens pelo País.


Confira o vídeo:


Link da reportagem:

Professor José Pacheco, da Escola da Ponte (Portugal)

No dia de 29 de abril, o Professor José Pacheco, da Escola da Ponte (Portugal), participou da conferência “A Cidade Educativa”, evento organizado pelo Projeto Quixote (SP). Foram discutidos os problemas existentes no modelo educativo presente nas escolas brasileiras. Ele ainda compartilhou experiências e alternativas encontradas em suas viagens pelo País.


Confira o vídeo:


Link da reportagem:

Professor José Pacheco, criador da Escola da Ponte (Portugal), avalia sistema educacional brasileiro

No dia de 29 de abril, o Professor José Pacheco, da Escola da Ponte (Portugal), participou da conferência “A Cidade Educativa”, evento organizado pelo Projeto Quixote (SP). Foram discutidos os problemas existentes no modelo educativo presente nas escolas brasileiras. Ele ainda compartilhou experiências e alternativas encontradas em suas viagens pelo País.

Confira o vídeo:


Link da reportagem:
http://www.promenino.org.br/Default.aspx?TabId=77&ConteudoId=1e5088f6-252e-4ee7-85b5-977f94e8e26d


Fonte - www.promenino.org.br