terça-feira, 2 de março de 2010

PR: Revisteca é recurso para a formação de jovens leitores

Do clipping da Andi

Projeto da Editora Abril implantado em escola municipal de Londrina disponibiliza 70 títulos de suas publicações, incluindo livros

Instaladas em mais quatro municípios do Paraná, as revistecas são resultado de parceria com a Editora Abril que desde 2005 já instalou mais de 300 unidades do projeto em municípios brasileiros com o objetivo de incentivar a leitura nos jovens. A ação, integrada à Secretaria Municipal de Educação, disponibiliza 70 títulos publicados pela editora nas mais diversas áreas e que são renovados a cada três meses. A professora Silvia Elaine Tognin Soncin diz que as revistas estão ajudando a aumentar o interesse dos alunos pela leitura, algo fundamental para a formação do senso crítico.

Fonte: Folha de Londrina (PR) – 02/03/2010
LEIA também:



PR: Revisteca é recurso para a formação de jovens leitores - 02/03/2010
PA: Pesquisadores mirins são atração em Museu - 02/03/2010
PE: Teatro atrai estudantes - 02/03/2010
AP: Ação social contempla população infanto-juvenil - 02/03/2010
RJ: Arte para a população jovem - 02/03/2010
MS: Livro escolar com palavrões vira polêmica - 02/03/2010
CE: Unidades de privação de liberdade estão superlotadas - 02/03/2010
Meninos de um lado, meninas do outro - 02/03/2010
Perigo dentro de casa - 02/03/2010
CE: Peti atende só 18% da demanda - 02/03/2010

Fonte: www.promenino.org.br


Comissão Especial PL 4.361/04 - LANHOUSE


Apresentação

A importância da Internet para a sociedade é reconhecida mundialmente. No Brasil, cresce a quantidade de estabelecimentos que oferecem ao público acesso a computadores conectados à Internet. Essa realidade impõe ao Legislativo o dever de regulamentar essa atividade, de modo a promover o acesso dos cidadãos ao mundo digital, assim como proteger e tranquilizar as famílias, cujas crianças e adolescentes frequentem esses locais.

Sabedora de sua responsabilidade, a Câmara dos Deputados instalou, no dia 3 de fevereiro de 2010, a Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 4.361, de 2004, do Sr. Vieira Reis, (e apensados), que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente, para disciplinar o funcionamento de Casas de jogos de computadores (Centros de inclusão digital: Lan Houses, Telecentros, Cybercafés, Pontos de Cultura e similares).

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) - Presidente eleito - designou como relator o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ).

As reuniões da Comissão ocorrerão, preferencialmente, às terças-feiras, a partir das 14h, e serão transmitidas ao vivo pela Internet.


Envie Sugestões: lanhouse@camara.gov.br

Tema adulto chega mais cedo à infância

Do clipping da Andi

Psicólogos afirmam que crianças não só entendem o que veem ou leem, mas têm a curiosidade aguçada quando o assunto é proibido

Para os psicólogos, as crianças estão tendo contato cada vez mais cedo com situações do universo adulto. De acordo com eles, elas absorvem o que veem, ouvem ou leem e têm a curiosidade ainda mais aguçada quando o assunto é proibido. A psicóloga Giseli Veiga diz que a influência sobre a população infantil é fatal, como o é para jovens e adultos. A diferença é que a criança ainda não tem discernimento para saber o que é certo e o que é errado, podendo reproduzir mais facilmente o indesejável. Segundo a especialista, na fase infantil, a imitação é quase automática, natural. Na adolescência, ela também é comum, mas o adolescente escolhe o que tem a ver com a busca de uma identidade. “O adolescente quer se inserir num grupo. Surgem as tribos e ele copia algo que acredita”, afirma.

Fonte: O Liberal (PA), Sandra Rocha – 28/02/2010

domingo, 28 de fevereiro de 2010

LAR SAGRADA FAMILIA


O Abrigo Lar Sagrada Família é uma entidade que não visa fins lucrativos e tem mais da metade de seus recursos feitos através de doações. Doe você também e nos ajude a dar uma esperança no sonho de vida das 15 crianças e adolescentes que hoje moram conosco.

Dados Bancários
UNIBANCO
Banco: 409
Ag.: 0394
Conta: 204698-2

SICOOB
Banco: 756
Cooperativa: 4374
Conta: 970-9
Titular: Grupo SOMA

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Concurso Internacional EducaRede abre inscrições


Compartilhe seu projeto com educadores e estudantes de vários países e ganhe prêmios

Professores e estudantes de todo o país que realizam projetos pedagógicos inovadores que utilizem as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em suas escolas podem ter o seu trabalho reconhecido internacionalmente e ainda ganhar prêmios! São notebooks, table PC, jogos digitais multimídia, aparelho de MP4 e leitor de ebook para alunos e professores, além de lousas digitais e projetores para a escola a qual o premiado pertence.

Você executa projetos com esse perfil? Pois então, você e toda a comunidade escolar estão convidados a participar do Concurso Internacional EducaRede, que carrega como pressupostos a promoção do uso pedagógico das TIC, o reconhecimento do esforço da comunidade escolar para introduzir as tecnologias nos processos de ensino aprendizagem e o compartilhamento de práticas inovadoras nas escolas entre professores e estudantes de várias partes do mundo. O concurso é o primeiro projeto do Portal Global EducaRede, que reúne os oito países iberoamericanos onde o EducaRede atua em só ambiente virtual.

As inscrições para o Concurso Internacional EducaRede podem ser realizadas de 8 de março a 16 de abril, mas antes disso recomendamos a leitura das bases do concurso com todas as regras (objetivo, modalidades, categorias, formação da equipe de trabalho, formatação e entrega dos trabalhos etc.), além da consulta de uma lista de perguntas e respostas sobre o concurso. Os participantes deverão desenvolver e enviar seus trabalhos até 21 de maio. Abaixo, um resumo com algumas informações:

Prazos para os participantes brasileiros

• Inscrições – 08 de março a 16 de abril
• Período de trabalho – 08 de março a 21 de maio
• Entrega dos trabalhos – até 21 de maio
• Divulgação dos resultados do júri – final de junho

As inscrições, somente online, devem ser realizadas no Portal Global EducaRede (Atenção: você deve se registrar no Portal Global EducaRede, clique aqui).

Premiação

São três prêmios por categoria e modalidade de participação, de forma que a escola, professores e alunos receberão um prêmio. Veja os detalhes da premiação na bases do concurso.

Modalidades

O Concurso Internacional EducaRede propõe a realização de trabalhos multimídia relacionados com temáticas do currículo escolar, em quatro diferentes modalidades de participação:

• Modalidade Web: realização de trabalhos curriculares em formato web.


• Modalidade Blog: trabalhos de conteúdo curricular elaborados na ferramenta de blog que o Portal Global EducaRede proporciona para o concurso.


• Modalidade Wiki: trabalhos de conteúdo curricular elaborados na ferramenta wiki que o Portal Global EducaRede proporciona para o concurso.


• Modalidade Experiências Didáticas: apresentação de uma experiência na qual o docente esteja utilizando, ou tenha utilizado, as tecnologias da informação e comunicação como veículo para o ensino de conteúdos curriculares.


Formas de Participação



Cada professor poderá ser responsável por dez grupos de trabalho, no máximo, independentemente das modalidades e categorias selecionadas. Por exemplo, um professor pode trabalhar com três grupos de Wiki, dois de Web, quatro de Blog e uma Experiência Didática. As possibilidades de participação são:

Docente sem alunos

Se o professor deseja participar do concurso sozinho (sem vínculo com grupos de estudantes ou outros professores), pode se inscrever na modalidade "Experiências Didáticas".

Docente com alunos

Os docentes que desejam realizar um trabalho com seus alunos podem cadastrar suas equipes de trabalho, desde que se cumpram os seguintes requisitos:

• Cada equipe de trabalho será formada por um número mínimo de 2 e máximo de 6 alunos, nas modalidades Web, Blog ou Wiki, e na categoria correspondente ao nível educativo e idades dos alunos.

• Todos os alunos da equipe devem pertencer ao mesmo nível educativo, podendo pertencer a classes diferentes.

• Um aluno não pode participar com o mesmo professor em duas equipes de trabalho. Por exemplo, se o professor se apresentar com uma equipe de 6 alunos na modalidade Blog, não pode se apresentar com esses mesmos alunos na modalidade Web. Portanto, cada aluno pode participar de vários grupos e em diferentes modalidades, desde que sejam liderados por professores diferentes.


Equipes de professores com alunos

Os professores que desejam participar em equipe com outro professor poderão fazê-lo em qualquer modalidade e categoria, exceto em Experiências Didáticas, desde que sejam respeitados os seguintes requisitos:

• Poderão ser formadas equipes de dois professores, que poderão pertencer a mesma escola ou cada um a uma escola diferente.

• Cada equipe de trabalho será formada pelo número mínimo de 2 e máximo de 6 alunos.

• A equipe deverá designar um professor responsável ou representante, que será o encarregado de realizar a inscrição do grupo no concurso, indicando os dados do outro professor com quem trabalhará, assim como os alunos associados à equipe. O responsável, além de gerenciar a inscrição do grupo, será o principal interlocutor entre a equipe e a organização do concurso e o encarregado de realizar a entrega ou a confirmação dos trabalhos para sua avaliação por parte do júri.

• Todos os alunos devem pertencer ao mesmo nível educativo, participar da mesma modalidade e desenvolver o mesmo conteúdo curricular.

Se professores de diferentes países desejarem participar em conjunto, poderão fazê-lo desde que se inscrevam no mesmo calendário organizativo do concurso e solicitem previamente por escrito à organização.

Fonte: educarede.org.br

Eleição é coisa de criança, sim!




Em 2010, os brasileiros irão às urnas para eleger presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. São mais de 130 milhões de cidadãos diante da oportunidade de escolher aquele que será o seu dirigente ou representante no cenário político nacional. Mas, se criança não vota, o que será que elas têm a ver com isso? A equipe do Plenarinho acredita que tudo. Quem nunca ouviu pessoas criticarem políticos, dizendo que, depois das eleições, eles se esquecem o povo e não fazem nada? O que todas essas pessoas parecem esquecer é que os políticos são eleitos, escolhidos pela maioria da população. A responsabilidade é de todos os cidadãos! E é justamente na construção dessa responsabilidade cidadã que entra a preocupação com as crianças brasileiras. É preciso que, desde pequeno, se tenha consciência da importância da participação na vida política e que as crianças se preocupem com aquilo que acontece no País.

Aproveitando o ano eleitoral, o Plenarinho desenvolveu o projeto Eleitor Mirim 2010. Atuando em parceria com as escolas, será elaborada uma cartilha, disponibilizada no portal do Plenarinho no mês de março. Essa cartilha trará textos que abordam os vários aspectos do processo eleitoral, como importância do voto, a necessidade de se acompanhar o trabalho daquele que foi eleito e as possibilidades de engajamento, dentre outros. Além disso, a cartilha trará sugestões de atividades para os professores desenvolverem em sala de aula. Dessa forma, as crianças poderão vivenciar, na prática, o que estão conhecendo na teoria.

Candidato das crianças

Com o 1º semestre dedicado a apresentar às crianças os conceitos de democracia, o 2º semestre será dedicado à prática. Nesse momento, o Plenarinho vai lançar, no site, uma campanha eleitoral pra lá de divertida! E o mais legal: os candidatos serão decididos pelas próprias crianças, bem como o partido de cada um e suas propostas eleitorais. Esse candidato pode ser um animal, uma fruta ou um super-herói, por exemplo. Em outubro, as crianças poderão votar no seu candidato preferido, numa urna igualzinha à dos adultos.

Nessa fase, as escolas terão uma função mais do que importante: aqueles professores interessados em desenvolver o projeto com sua turma, para que seus alunos definam como é seu candidato ideal, devem mandar uma redação para a caixa postal do Plenarinho (plenarinho@camara.gov.br) até o dia 15 de março, explicando “Porque eu quero que minha turma participe do programa Eleitor Mirim 2010". Serão escolhidas cinco melhores redações e o Plenarinho entrará em contato com os professores para dar todos os detalhes dessa participação. A equipe do Plenarinho vai montar a campanha eleitoral e fazer os desenhos dos candidatos, de acordo com o que as crianças decididirem em suas turmas. É bom lembrar que apenas cinco turmas definirão seus candidatos, mas todas as crianças que quiserem poderão votar nas eleições do Plenarinho. Além disso, a Cartilha da Democracia estará disponível para que todos os professores possam levar os conceitos da democracia para sala de aula.

Saiba todos os detalhes desse projeto clicando no regulamento.