quinta-feira, 4 de março de 2010

Novas vozes: Pitching Social do Futura premia produções de ONGs e TVs Universitárias

Para celebrar a relação de anos que o Futura estabelece com a sociedade civil e com organizações sem fins lucrativos e TVs universitárias, dois projetos serão premiados pelo 1º Pitching Social do Canal. Programas de TV de vinte minutos, com temática livre e produzidos, um por uma ONG, OSCIP ou Instituto e Associação e outro por uma TV Universitária recebem 30 mil reais. No páreo, pontos de cultura, ONGs, fundações e TVs universitárias com produtos televisivos de qualidade artística, conceitual e técnica."Desde 2005, o Futura organiza Pitchings com produtoras independentes de todo o Brasil, com novas ideias e formatos para a grade. Mas sabemos que há outros interlocutores, como ONGs e as TVs universitárias, produzindo audiovisual de qualidade, nem sempre com espaço garantido na tela", conta Debora Garcia, gerente de Conteúdo e Novas Mídias do Futura. "Já mantínhamos relação sólida com esses dois segmentos, mas sem um canal formal para recebimento de projetos, dando oportunidade aos grupos sociais para encaminharem suas propostas em um processo democrático e aberto a todos", complementa. As inscrições dos projetos acontecem entre os dias 25 de janeiro e 09 de abril, os selecionados serão divulgados no dia 30 de abril.
Baixe aqui:

quarta-feira, 3 de março de 2010

Projeto "Ler é Bom, Experimente!"

1/2/2010 a 15/3/2010
São Paulo
Inscrição: pelo site.
Realização: Projetos de Leitura
Objetivo: O programa é voltado às escolas da rede pública de todo o país, com turmas a partir do 7º ano (6ª série), com a finalidade de incentivar o hábito da leitura e escrita, e estimular a criação de textos, performances, discussões e debates nas salas de aula. Na etapa final, os alunos que apresentarem os melhores trabalhos são premiados.
Preço: Gratuito
Informações: pelo site.

PR: Peso excessivo na mochila pode dar multa para escola

Do clipping da Andi

Em Curitiba, projeto de lei estabelece carga máxima para as mochilas dos estudantes e prevê punição para escolas

Escolas de Curitiba que obriguem seus alunos a carregar peso demais na mochila poderão ser punidas. Isso porque foi aprovado ontem (02), na Câmara Municipal, o projeto de lei que estabelece uma carga máxima para as mochilas dos estudantes. De acordo com o texto, esse valor não poderá ultrapassar 5% do peso da criança de até dez anos de idade e 10% no caso de crianças com mais de dez anos. Segundo o autor do projeto, o vereador Tito Zeglin, o objetivo é conscientizar as escolas sobre os riscos que o excesso de peso nas mochilas pode oferecer à saúde dos alunos. Em caso de descumprimento, escolas da rede pública de ensino receberão penalidade administrativa e escolas particulares advertência e multa de R$ 350.

Fonte: Gazeta do Povo (PR) – 03/03/2010


PR: Aberta a temporada de alergias - 03/03/2010
A importância da triagem auditiva neonatal - 03/03/2010
SC: Cresce vigilância nos parquinhos infantis - 03/03/2010
Trânsito é maior causa de morte de jovens - 03/03/2010
Crianças obesas apresentam sinais de cardiopatias desde cedo - 03/03/2010
Amamentação garante saúde de bebês - 03/03/2010
Sesta estimula a aprendizagem - 03/03/2010
Adicional ao Bolsa Família gera debate entre PT e PSDB - 03/03/2010
País só cumpre 33% das metas de educação - 03/03/2010

Fonte: www.promenino.org.br

terça-feira, 2 de março de 2010


Cidadania
Para você o que é ser cidadão? Todos os dias a gente ouve falar em cidadania, em respeito aos direitos do cidadão. Apesar de serem termos muito utilizados, nem sempre sabemos exatamente o que significam.

Consultando o dicionário, descobrimos que cidadão é a pessoa que se identifica culturalmente como parte de um território e seus costumes; é aquele que usufrui dos direitos e que cumpre os deveres estabelecidos em lei. Assim, exercer a cidadania é ter consciência das suas possibilidades e obrigações, é lutar para que o que é justo e correto seja posto em prática, é entender que cada ação tem um efeito para si e para os outros.
Direitos
A Constituição de 1988 tem cinco capítulos destinados somente aos direitos fundamentais do cidadão, com várias categorias de direito individuais ou coletivos. Existem leis importantes que não podem deixar de ser conhecidas pelos brasileiros como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso.Precisamos conhecer nossos direitos para lutar por eles. Estar bem informado é fundamental.
Deveres
Vejam que não podemos falar de cidadania sem falar também de deveres. Afinal, é a medida que cumprimos com nossas obrigações que permitimos que os outros possam exercitar seus direitos e vice-versa.
Você já pensou em quais são seus deveres na sua escola, na sua casa e na cidade em que você vive?
Nós do Plenarinho temos algumas sugestões para que você possa refletir sobre qual é o seu papel nos diversos grupos de que faz parte.

Crianças têm deveres???
Sim, afinal, se elas têm direitos, também têm deveres, certo? Esses deveres não estão escritos em nenhuma lei, mas nós do Plenarinho resolvemos fazer algumas sugestões para que vocês possam refletir sobre qual o papel de cada um em casa, na escola e no nosso país!
No seu país
O povo brasileiro é considerado alegre, otimista, criativo, caloroso e habituado a superar as dificuldades. Muitas coisas no País nos enchem de orgulho: as paisagens, as riquezas naturais, as descobertas científicas, as belezas do Carnaval, a arte do futebol... Ver o astronauta Marcos Pontes realizar o sonho de ir ao espaço segurando a nossa bandeira, ou assistir à seleção brasileira de futebol ganhar a Copa do mundo, por exemplo, reforçam o nosso sentimento de amor à Pátria. Na verdade, são as pessoas, a história, a cultura e o “jeitinho” brasileiro que mais devem ser exaltados!

É bom lembrar que o verdadeiro patriota consegue identificar o que o país tem de bom e de ruim e tenta ajudar a torná-lo um lugar melhor para se viver. E cabe também a você construir um Brasil cada vez mais legal! Comece, desde já, a agir como cidadão responsável e cooperativo. Faça sua parte! Tente cumprir os deveres que listamos a seguir:


· Não desperdice comida, água, energia nem produtos de limpeza. Saiba economizar e partilhar o que você tem;
· Trabalhe junto com seus pais e amigos para combater a violência e a pobreza;
· Só jogue lixo no lixo! Rua não é lixeira;
· Conheça os sinais de trânsito e respeite-os quando for brincar na rua ou atravessar a faixa de pedestre;
· Respeite e conserve os lugares públicos. Não pise na grama, não piche as paredes, nem estrague os telefones públicos, por exemplo. Alguns bens proporcionam comodidade e lazer a todos e devem ser preservados;
· Participe, com interesse, de campanhas e atividades da sua cidade que ajudem pessoas carentes ou que tornem o País mais “educado”;
· Quando necessário, procure a Polícia;
· Não provoque briga e nem aja com irresponsabilidade. Não saia por aí fazendo bagunça nem barulho;
· Freqüente a escola direitinho e aproveite para participar de todas as atividades escolares;
· Mantenha uma postura amigável, respeitosa e gentil com os mais velhos, vizinhos, em família e na escola. Isso facilita a convivência;
· Ajude pessoas idosas ou com deficiência a atravessarem a rua ou a chegarem a algum lugar específico sempre que pedirem a sua ajuda;
· Conheça e respeite as principais regras, normas e leis da sua cidade, estado e país;
· Leia jornais e revistas, acompanhe as notícias na TV, no rádio e na internet. Mantenha-se bem informado sobre o que acontece por aqui e repasse seus ensinamentos aos parentes e colegas.
É isso aí. Seja otimista e jogue sempre no time do Brasil. Acredite que este país é um ótimo lugar e que pode melhorar cada vez mais se cada um fizer sua parte.


Na sua escola
A criança passa grande parte do dia no colégio, convivendo com outras pessoas. E é muito importante manter uma relação de cordialidade no ambiente escolar, com os colegas de sala, professores, diretores, servidores, pais de alunos... Como todo mundo tem um jeito, o ideal é que todas as diferenças sejam respeitadas – para que a harmonia e o bem comum não fiquem no prejuízo.

Não é certo rejeitar ou fazer gozação com um aluno só porque ele é gordinho ou magricelo, por exemplo, nem porque ele tem algum tipo de deficiência física ou dificuldade de aprendizagem.

Todo cidadão tem o direito de viver sem ser humilhado ou maltratado, porque cada um é igualmente importante na nossa sociedade, e ninguém é melhor que ninguém. Então, dentro da escola, precisamos aprender a tratar os outros como queremos ser tratados, ou seja, com educação, coleguismo e respeito!

Além disso, o que o aluno deve fazer para tornar sua escola um lugar bem agradável? Siga as dicas que a Turma do Plenarinho traz para você:
· Participe de sua própria educação, comparecendo a todas as atividades escolares, dando sua colaboração em sala de aula e cumprindo os deveres e horários determinados;
· Respeite os seus educadores, colegas e funcionários, cada qual com suas diferenças;
· Cuide do espaço físico da escola (salas, pátio, auditório, biblioteca, quadras...) e dos bens materiais (carteiras, quadros, computadores...) que foram colocados à sua disposição. Caso você estrague alguma dessas coisas, procure repô-la ou consertá-la;
· Compareça às atividades escolares trajando o uniforme, se possível, e portando o material escolar exigido;
· Participe, com coragem e disposição (sem preguiça), das atividades propostas. Crie e sugira coisas novas também;
· Coopere para a boa conservação dos móveis do colégio, equipamentos e material escolar, colaborando também para manter a escola em boas condições de limpeza;
· Não leve para a escola objetos que representem perigo à
saúde, à segurança e à integridade física da comunidade escolar;
· Converse francamente com a coordenação do colégio, com os educadores, psicólogos e com toda a equipe técnica;
· Não converse fora de hora, não brigue com os colegas, não fale palavrões nem seja indisciplinado. A bagunça e o tititi em sala de aula atrapalham muito a concentração e a compreensão das matérias;
· Obedeça às regras estabelecidas pelo Código Disciplinar da sua escola e às determinações superiores (dos diretores, coordenadores e professores).
Você tem outras idéias do que pode fazer para tornar cada vez mais gostosas as horas que passa na escola? Então, mande suas sugestões para nós.
Na sua casa
"Família, famíliaPapai, mamãe, titiaFamília, famíliaAlmoça junto todo diaNunca perde essa mania (...)”
O grupo musical Os Titãs fez o maior sucesso cantando, de forma bem humorada, o dia-a-dia das famílias. Você também já deve ter percebido que, numa casa, muita coisa (boa e não tão boa assim) acontece. É que lá moram pessoas bem diferentes, cheias de manias, que precisam dar um jeito de viver junto e da melhor forma. Às vezes, fica meio difícil; acabamos nos sentindo cobrados demais, perseguidos; pinta o ciúme, a inveja; e, se não houver um bom diálogo para esclarecer os mal-entendidos, pode rolar alguma briguinha mais séria.

Mas quais são os meus deveres para que a convivência dentro de casa seja mais agradável? Posso fazer alguma coisa para ajudar a melhorar o clima na minha família? Claro que sim. Todos somos responsáveis pela harmonia familiar. Então, o que fazer? Além de tentar manter sempre o bom humor e ser tolerante (ter muita paciência), temos algumas regrinhas a cumprir. Parece difícil? Nem tanto!

Em primeiro lugar, é sempre melhor conversar do que brigar, e é muito importante tentar ajudar os pais, que são muito ocupados. O nosso amigo Vital pode lhe dar mais uns “toques”. Quer conferir?
· Pergunte a sua mãe como pode ajudá-la em casa. Tente se mostrar disponível e interessado;
· Quando quiser sair, peça permissão aos seus pais ou responsáveis. Apresente seus amigos para a família;
· Não discuta com seus pais. O respeito ainda é necessário para manter uma boa relação em casa. Se você não concordar com a opinião deles, tente conversar, nunca xingar nem agredi-los;
· Reserve um horário para as tarefas escolares e a leitura. Não espere seus pais mandarem você fazer os deveres;
· Tenha responsabilidade e cuidado com seus brinquedos, móveis, roupas, materiais escolares e com a limpeza e organização do seu quarto e da sua casa;
· Mantenha uma conversa franca com seus pais. Não minta para eles;
· Lembre-se dos seus compromissos, como por exemplo, aulas de Inglês e esportes;
· Ajude os seus pais a cuidarem dos irmãos sempre que puder;
· Guarde seus brinquedos assim que terminar de usá-los;
· Respeite os deveres e obrigações que seus pais determinarem e cumpra essas tarefas sem resmungar.
Você, Plenamigo esperto, já sabe de cor e salteado as suas obrigações e horários, não é? Basta agora botar a mão na consciência e agir como filho exemplar!
Fonte: www.plenarinho.gov.br

PR: Revisteca é recurso para a formação de jovens leitores

Do clipping da Andi

Projeto da Editora Abril implantado em escola municipal de Londrina disponibiliza 70 títulos de suas publicações, incluindo livros

Instaladas em mais quatro municípios do Paraná, as revistecas são resultado de parceria com a Editora Abril que desde 2005 já instalou mais de 300 unidades do projeto em municípios brasileiros com o objetivo de incentivar a leitura nos jovens. A ação, integrada à Secretaria Municipal de Educação, disponibiliza 70 títulos publicados pela editora nas mais diversas áreas e que são renovados a cada três meses. A professora Silvia Elaine Tognin Soncin diz que as revistas estão ajudando a aumentar o interesse dos alunos pela leitura, algo fundamental para a formação do senso crítico.

Fonte: Folha de Londrina (PR) – 02/03/2010
LEIA também:



PR: Revisteca é recurso para a formação de jovens leitores - 02/03/2010
PA: Pesquisadores mirins são atração em Museu - 02/03/2010
PE: Teatro atrai estudantes - 02/03/2010
AP: Ação social contempla população infanto-juvenil - 02/03/2010
RJ: Arte para a população jovem - 02/03/2010
MS: Livro escolar com palavrões vira polêmica - 02/03/2010
CE: Unidades de privação de liberdade estão superlotadas - 02/03/2010
Meninos de um lado, meninas do outro - 02/03/2010
Perigo dentro de casa - 02/03/2010
CE: Peti atende só 18% da demanda - 02/03/2010

Fonte: www.promenino.org.br


Comissão Especial PL 4.361/04 - LANHOUSE


Apresentação

A importância da Internet para a sociedade é reconhecida mundialmente. No Brasil, cresce a quantidade de estabelecimentos que oferecem ao público acesso a computadores conectados à Internet. Essa realidade impõe ao Legislativo o dever de regulamentar essa atividade, de modo a promover o acesso dos cidadãos ao mundo digital, assim como proteger e tranquilizar as famílias, cujas crianças e adolescentes frequentem esses locais.

Sabedora de sua responsabilidade, a Câmara dos Deputados instalou, no dia 3 de fevereiro de 2010, a Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 4.361, de 2004, do Sr. Vieira Reis, (e apensados), que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente, para disciplinar o funcionamento de Casas de jogos de computadores (Centros de inclusão digital: Lan Houses, Telecentros, Cybercafés, Pontos de Cultura e similares).

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) - Presidente eleito - designou como relator o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ).

As reuniões da Comissão ocorrerão, preferencialmente, às terças-feiras, a partir das 14h, e serão transmitidas ao vivo pela Internet.


Envie Sugestões: lanhouse@camara.gov.br

Tema adulto chega mais cedo à infância

Do clipping da Andi

Psicólogos afirmam que crianças não só entendem o que veem ou leem, mas têm a curiosidade aguçada quando o assunto é proibido

Para os psicólogos, as crianças estão tendo contato cada vez mais cedo com situações do universo adulto. De acordo com eles, elas absorvem o que veem, ouvem ou leem e têm a curiosidade ainda mais aguçada quando o assunto é proibido. A psicóloga Giseli Veiga diz que a influência sobre a população infantil é fatal, como o é para jovens e adultos. A diferença é que a criança ainda não tem discernimento para saber o que é certo e o que é errado, podendo reproduzir mais facilmente o indesejável. Segundo a especialista, na fase infantil, a imitação é quase automática, natural. Na adolescência, ela também é comum, mas o adolescente escolhe o que tem a ver com a busca de uma identidade. “O adolescente quer se inserir num grupo. Surgem as tribos e ele copia algo que acredita”, afirma.

Fonte: O Liberal (PA), Sandra Rocha – 28/02/2010