domingo, 17 de outubro de 2010

17ª Oficina de produção de vídeo

O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar quando o assunto é produção de TV, engajamento e ação social. E por isso abrimos nossas portas todo semestre para a OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA, quando selecionamos 15 jovens para aprender como o Canal pensa a educação e prepara seus produtos. E a partir desse processo, iniciamos uma relação de troca, diálogo, aprendizado mútuo e construção de parcerias, gerando ótimos frutos!

O que é o projeto Geração Futura?
É um projeto do Canal Futura voltado para jovens de todo o Brasil com ênfase na experimentação audiovisual, na produção de TV e na formação de redes de articulação e comunicação com outros jovens, projetos sociais, escolas técnicas e Organizações não-Governamentais. Através de workshops de produção, de atividades de mobilização social e contato com múltiplas linguagens audiovisuais, oferecemos aos participantes ferramentas técnicas e conceituais para expressão artística e participação efetiva na comunidade.

O que é a Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura?
Nas férias de janeiro e julho, oferecemos workshops de câmera, edição, direção, roteiro, videografismo, produção, etc. ministrados por profissionais do Futura e do mercado de produção de TV. Apresentamos aos jovens um modelo de produção audiovisual, lançando o desafio ao grupo de produzir peças televisivas ao final da oficina. Os vídeos são exibidos na grade nacional do Futura e o Brasil todo pode ver e comprovar que os jovens têm muito a dizer, muito o que discutir e dividir com todos nós. E a TV, pelo seu apelo audiovisual e grande alcance, é um excelente veículo para tornar isso possível.

Quem pode participar?
A idade permitida para seleção é a faixa compreendida entre, e inclusive, 16 e 22 anos, lembrando que os menores de 18 anos devem contar com expressa anuência e responsabilização de seus pais ou representante legal, conforme detalhado no item “Como se Inscrever?” deste regulamento. Também é necessário que o jovem interessado esteja cursando o Ensino Fundamental, Médio ou que, comprovadamente, seja integrante de um projeto social de Organizações não-Governamentais. A participação deve ser de interesse do jovem, e não necessariamente da instituição a qual pertence.

Como participar?
Para participar, o estudante deve realizar um vídeo que tenha até um minuto sobre o tema “meu olhar”, e mandá-lo em CD ou DVD, junto com o formulário de inscrição preenchido até o dia 1º de novembro de 2010.

E como deve ser esse vídeo de um minuto?
Não é um vídeo jornalístico! A intenção é que ele seja realizado com recursos simples (câmera fotográfica, celular) e editado em softwares disponíveis gratuitamente na web ou nos sistemas operacionais (Windows, Mac, Linux).
O vídeo deve ter como tema principal no olhar diferenciado sobre o universo do jovem, com foco nos locais que freqüenta, nas pessoas que encontra, nos projetos que conhece, nas situações que vivencia. A peça deve explorar o ambiente em que o jovem vive e mostrar, de forma inovadora, o olhar do jovem sobre o espaço e a cultura do local. Deve ter, no máximo, um minuto de duração.
Com o vídeo pronto, o estudante interessado deve gravá-lo em um CD ou DVD e encaminhar para o Canal Futura, pelo correio, junto com seu formulário de inscrição.
Os critérios utilizados para a análise dos vídeos serão: (1) adequação ao tema proposto; (2) criatividade; (3) inovação na linguagem.

Quando acontecem as inscrições?
As inscrições para a 17 ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura deverão ser feitas entre os dias 13 de setembro e 1º de novembro de 2010.

Como se inscrever?
Para se inscrever na 17ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura, o jovem deve enviar pelo correio para o Canal Futura a seguinte documentação:
(a) formulário de inscrição preenchido,
(b) regulamento assinado,
(c) cópia da identidade do jovem inscrito,
(d) cópia da identidade do responsável pelo jovem inscrito – caso ele seja menor de idade,
(f) comprovante da matrícula do jovem na escola ou da participação em um projeto social,
(g) CD ou DVD contendo o vídeo de inscrição.

Como é a seleção?
O processo de seleção acontecerá entre os dias 20 e 26 de novembro 2010. Os candidatos selecionados serão convocados através de um telefonema, carta ou e-mail para a participação na Oficina. A seleção será feita por uma Comissão Julgadora interna, formada por funcionários da Fundação Roberto Marinho.
Serão selecionados para participar da oficina somente os jovens que preencherem todos os requisitos listados nesse regulamento, e atenderem os critérios estabelecidos para avaliação dos vídeos.
Serão selecionados 15 jovens para a participação na 17ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura. Cinco vagas podem ser destinadas a jovens que fazem parte de projetos parceiros do Geração Futura, do Canal Futura ou da Fundação Roberto Marinho. Os outros 10 participantes são selecionados através dos vídeos enviados.
A comissão formada por funcionários da Fundação Roberto Marinho assistirá todos os vídeos e fará a leitura de todas as inscrições enviadas e selecionarão os 10 que melhor atendem aos critérios de participação no Geração.

E a Oficina? Quando e onde acontece?
A 17ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura acontecerá entre os dias 10 de janeiro e 4 de fevereiro de 2011, durante o período das férias escolares. Serão quatro semanas de atividades que acontecerão na sede do Canal Futura, no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro. As atividades serão diárias e em período integral.

E depois da Oficina?
Com o término da oficina, os jovens recebem um certificado de participação e um DVD com as produções realizadas.
Esses jovens não terão qualquer vínculo empregatício com a Fundação Roberto Marinho e nem receberão remuneração direta ou indireta em função das atividades educativas praticadas durante a oficina.

Quem não mora no Rio de Janeiro, pode participar?
Quem não mora no Rio pode participar da 17ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura, mas a Fundação Roberto Marinho não se responsabiliza pelos custos de passagem e alimentação dos jovens participantes. No entanto, para tornar a Oficina acessível a todos, a Fundação Roberto Marinho concederá uma ajuda de custos a até 6 (seis) jovens não-residentes no município do Rio de Janeiro que tenham seus vídeos selecionados. Essa ajuda de custos consistirá no pagamento da hospedagem desses jovens em albergue no Rio de Janeiro, bem como no custeio da locomoção dos jovens no trajeto hospedagem-local de realização da oficina.
A Fundação Roberto Marinho recomenda que os jovens residentes fora do município do Rio de Janeiro fiquem hospedados em residências de parentes ou pessoas de confiança de suas famílias. Os pais e demais responsáveis legais pelos jovens deverão contactar diretamente os estabelecimentos de hospedagem e autorizar, conforme legislação aplicável, a hospedagem dos jovens em tais recintos.
Além disso, a Fundação Roberto Marinho, em hipótese alguma, se responsabilizará pelas atividades dos jovens fora das oficinas.

Clique aqui para mais informações e para acessar a ficha de inscrição.

Como entrar em contato?
Pelo Correio: Projeto Geração Futura
Rua Santa Alexandrina, 336 – 3ºAndar
Rio de Janeiro, RJ / CEP: 20.261-232
Pelo Telefone: (21) 2502-0022
Por e-mail: geracao@futura.org.br
Pelo site: www.futura.org.br

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Protegendo nossas crianças e jovens das drogas 2 de 3

· Quando a criança ou adolescente se sente próximo da Família, tem menos chances de se envolver com álcool, cigarro e outras drogas;

· A Maconha é uma droga de origem natural e possui na atualidade um nível de THC (principio psicoativo), até cinco vezes mais alto do que nos anos 60 e 70;

· O sujeito que usa a maconha, pode apresentar como característica, desmotivação, facilitando o abandono dos estudos, diminuição dos reflexos e provocar visões distorcidas da realidade, prejudica o desempenho nos esportes, diminui a sensação de perigo, aumenta o risco de acidentes, provoca a perda da capacidade de concentração e da memória momentânea, com conseqüências sociais e baixo desempenho para a vida estudantil;

· Quem fuma a maconha ou andar com quem fuma pode estar exposto tanto a outras drogas como a problemas escolares, vida sexual precoce, gravidez indesejada e problemas com a lei;

· Caso você não converse com o seu filho sobre os malefícios das drogas, ele poderá receber informações equivocadas de seus colegas ou em outros lugares. Portanto, preste atenção e esteja pronto para argumentar contra os mitos e as meias-verdades que as crianças e adolescentes escutam e nas quais podem acreditar;

· O fumo da maconha contém os mesmos elementos cancerígenos que o cigarro, ás vezes, dependendo de sua procedência, em quantidades maiores;

· O uso ocasional de qualquer droga pode conduzir ao uso freqüente e, portanto, instalar no adolescente o uso nocivo (tóxico) da droga, que poderá levar à dependência química ou psicológica;

· A cocaína e o crack são as drogas disponíveis no Sul do Brasil, que apresentam o maior potencial de dependência química (orgânica) e psicológica;

· Se você mostrar ao seu filho que está disposto a dar resposta a qualquer momento, criará uma relação de confiança com ele e se sentirá à vontade para falar sobre as preocupações e ajudará a estabelecer uma relação de confiança. Mas não se esqueça que você não cumpre o papel apenas de “amigo”, mas pai, mãe ou responsável, que tem a função na sociedade de construir com o seu filho a educação moral;

Fonte: www.antidelito.net