sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Especialistas orientam pais sobre volta às aulas

Pais precisam ser pacientes e tolerantes principalmente quando a criança está indo à escola pela primeira vez
Os pais devem preparar os filhos para a volta às aulas. Itens como lanches, transportes escolares e saúde também merecem atenção para garantir um bom ano escolar. De acordo com a psicóloga infantil Mônica Bandeira, é preciso que os pais conversem com as crianças sobre as aulas para que elas se sintam seguras, ainda mais no caso das que estão indo para a escola pela primeira vez. A nutricionista Cláudia Oliveira lembra que na escolha do lanche é importante respeitar os hábitos e preferências dos pequenos, mas sempre considerando os aspectos nutricionais e a qualidade do alimento que será consumido. Já a pediatra Adriana Falcão observa que os pais devem tomar alguns cuidados para garantir a saúde dos filhos. Uma medida de prevenção de doenças é a lavagem das mãos. Também ressalta que a hidratação é fundamental.
Fonte: Do clipping da Andi - [Correio da Paraíba (PB), Juliana Gontiès – 28/01/2010]

Brasil perde Neide Castanha, referência nacional e internacional na defesa dos direitos das crianças e adolescentes


III Congresso Mundial de Enfrentamento à Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Após dois meses de luta contra um câncer, faleceu nesta terça-feira, dia 26, aos 55 anos, a mineira Neide Castanha, referência no Brasil e no exterior na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Assistente social formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em políticas públicas e direitos da criança e do adolescente, Neide estava, desde 2004, à frente do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Seu primeiro trabalho na área foi realizado durante a faculdade de Serviço Social, com meninas de rua da Praça da Sé, no centro de São Paulo. Entre muitas ações, destacou-se na mobilização nacional para aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou a violência e as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes em 2003 e 2004. Foi também vencedora do Prêmio Cláudia 2009 na categoria Trabalho Social, além de ganhadora do prêmio Bertha Lutz 2008, destinado a cinco personalidades femininas que prestaram relevante serviço na garantia dos direitos femininos e em questões de gênero.

Veja a íntegra da nota divulgada pelo Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente:

Neide Castanha, uma guerreira que combateu o “bom combate”

É com profunda tristeza que o Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) informa o falecimento de nossa histórica militante Neide Castanho, que dedicou sua vida à defesa dos direitos humanos. O sepultamento do corpo de nossa brava companheira acontecerá nesta quarta-feira (27), às 17h, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília (DF).

A combatividade e a garra de Neide Castanho contagiavam e mobilizavam a militância dos direitos da criança e do adolescente em todo o País. Quando se pensa especialmente no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de meninos e meninas a associação ao seu nome é imediata.

A perda desta importante amiga e companheira deixa uma lacuna profunda e um sentimento de saudade imenso. Mas para o FNDCA, Neide também deixa um grande legado e a certeza de que ela combateu o “bom combate”, com força, dedicação, inteligência e, obretudo, amor à causa.

Que Deus dê força aos seus familiares, colegas, amigos e companheiros de trabalho e de luta neste momento de dor.

Secretariado Nacional do Fórum Nacional DCA

Confira também:

- Entrevista concedida por Neide ao Portal Pró-Menino

- Vídeo: discurso de Neide Castanha no 3° Congresso Mundial sobre Enfrentamento à Exploração Sexual Infanto-Juvenil .

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Geração interativa em debate


Especialistas discutiram a relação dos jovens com as telas digitais em evento promovido pelo EducaRede

Por Adriana Vieira e José Alves (Podcast)

Rodrigo Nejm, Charo Sadaba, Sérgio Mindlin, Âmbar de Barros e Claudemir Viana (da esq. para dir.)

O debate Gerações Interativas – uso responsável das telas digitais (Internet, celular, videogame e TV), realizado no último dia 30, reuniu especialistas na área de educação para discutir como educar crianças e adolescentes em uma cultura na qual as relações humanas são cada vez mais mediadas pelas tecnologias. Promovido pelo Programa EducaRede, o evento aconteceu na sede da Telefônica, em São Paulo, e foi transmitido ao vivo pela Internet (clique aqui para assistir à gravação do debate na íntegra).“Os professores não podem renunciar à responsabilidade de saber usar a tecnologia. Isso significa comprometer o futuro dos alunos”, disse a debatedora Charo Sadaba, pesquisadora da Universidade de Navarra (Espanha) e coordenadora da pesquisa A Geração Interativa na Ibero-América - Crianças e Adolescentes diante das Telas.Na ocasião, ela explicou o estudo realizado com cerca de 80 mil alunos de sete países, entre eles o Brasil, que teve como principal contribuição a criação de uma ferramenta para diagnosticar/medir nas escolas a relação dos alunos com as telas digitais. A pesquisa faz parte do projeto Gerações Interativas, que mantém o site Foro Generaciones Interactivas.Além da pesquisadora espanhola, o debate teve mediação de Sérgio Mindlin, diretor–presidente da Fundação Telefônica, e a participação de Rodrigo Nejm, representante da SaferNet; Âmbar de Barros, jornalista e diretora do Núcleo Infanto-Juvenil da TV Cultura, e Claudemir Viana, coordenador da Comunidade Virtual Minha Terra, do Programa EducaRede. A plateia e os internautas também participaram do debate, que ainda contou com a presença de um grupo de alunos da escola estadual Simon Bolivar, de Diadema (SP). Os estudantes cobriram o evento e vão publicar uma reportagem coletiva no blog da escola (ouça a entrevista com alunos, abaixo).Para Nejm, a geração interativa se relaciona de uma forma diferente com o mundo: “É uma mudança cognitiva que precisa ser levada em conta”. E completou: “Antes de mergulhar na compreensão da tecnologia, educadores precisam entender essa mudança da relação dos jovens com o mundo e com a educação”. O representante da SaferNet – instituição que combate o uso indevido da Internet para a prática de crimes e violações dos Direitos Humanos – ressaltou também a importância de pais e educadores compreenderem a Internet como um espaço público, que reflete o que a sociedade produz, e portanto oferece os mesmos riscos. “Todo pai ensina que seu filho não deve aceitar bala de estranhos. Agora, temos que ensinar cibercidadania”, exemplificou.

Claudemir Viana destacou que as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) colocaram em xeque um modelo de educação que já era falho, e por isso é fundamental a formação continuada dos professores. “Ele era o centro do processo de ensino e aprendizagem, com a função de transmitir informações a seus alunos, que por sua vez tinham o papel de apenas absorvê-las e reproduzi-las. Hoje, com o acesso facilitado às informações, o papel do professor é provocar situações positivas para a construção do conhecimento, considerando a cultura midiática e os interesses dos estudantes.”Segundo Viana, as telas digitais devem ser utilizadas sempre com uma proposta pedagógica na escola. Ele exemplificou com atividades do projeto Minha Terra, do EducaRede, como o desafio do Twitter (ferramenta de microblog), por meio do qual os alunos são motivados a formar grupos voltados para a pesquisa do tema que pesquisam no projeto. Nesses grupoas, eles podem trocar informações, sugestões de fontes e formar novas redes sociais. “É uma inovação mundial o uso do Twitter articulado a um projeto pedagógico”, concluiu.Âmbar, uma das precursoras do debate sobre uso responsável da TV no Brasil, ressaltou o desafio posto pelas tecnologias: “Somos obrigados a trabalhar com uma ferramenta que nossos filhos/alunos manejam melhor”. E ressaltou a enorme responsabilidade de pais e educadores na transmissão de valores para essa geração digital e, acima de tudo, de formar essas crianças e adolescentes para "serem capazes de pensar por conta própria, o que é muito mais difícil do que formar repetidores. Como vamos fazer isso, e fazer isso rapidamente? Talvez com o uso das novas tecnologias a gente consiga acelerar esse processo de formar e educar esse cidadão", disse. O evento foi finalizado com a apresentação da campanha da TV Cultura sobre Internet segura, que será lançada ainda este ano. Dirigida a crianças, jovens, pais e professores, a ação envolverá anúncios para mídia impressa, comercial de TV, banners para Web, spots para rádio e um portal que reunirá materiais e informações sobre o tema disponíveis na rede.
Fonte: EducaRede

Palavras cruzadas e caça-palavras

Nessa semana comemora-se o Dia das Crianças e o Dia do Professor. Para celebrar a data, o Portal Pró-Menino preparou uma surpresa: passatempos sobre os direitos infanto-juvenis – palavras cruzadas e caça-palavras que podem ser utilizados em sala de aula.Entre e divirta-se!
Palavras cruzadas (para crianças acima de 10 anos) – versão on-line / versão para impressão
Caça-palavras (para crianças acima de 7 anos) – versão para impressão

sábado, 23 de janeiro de 2010

Congresso ganha novas dimensões

As articulações da diretoria da ABMP junto aos países latinoamericanos já renderam resultados concretos para o Congresso da Associação, que será realizado em Brasília, de 5 a 7 de maio de 2010. Junto à 23ª edição do encontro, serão realizados também:

2º Congresso Latinoamericano de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude
1º Encontro Regional da Associação Mercosul de Magistrados da Infância e Juventude
A realização conjunta dos eventos deve-se a convênios formalizados com associações argentinas, entre elas a Associação de Magistrados e Funcionários do Poder Judicial da Cidade de Buenos Aires (Mafucaba), que garantem a igualdade de condições de participação aos associados de ambas as instituições. A parceria com a Associação de Juízes da Infância e da Juventude do Mercosul também possibilitou a realização do 1º Encontro Regional junto ao Congresso da ABMP.

Fonte: abmp.org.br

ABMP se posiciona sobre adoção de crianças haitianas

A Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), apoiada sobre os pilares básics do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, vem manifestar-se publicamente preocupada com o modo como tem sido tratado o atendimento às crianças e adolescentes do Haiti, face a tragédia que se abateu sobre aquele país.

A adoção é excepcional, mais ainda a internacional, sendo fundamental a atuação do UNICEF e de outros organismos internacionais para a garantia do direito à convivência familiar e comunitária dessas crianças e adolescentes em seu próprio país, devendo-se, assim, priorizar-se a localização de familiares e parentes, objetivando a manutenção de vínculos afetivos e culturais.

A comunidade internacional deve atentar aos direitos dessas crianças e adolescentes, tal como previstos na Convenção sobre os direitos da criança, que, já em seu prêmbulo, estatui a importância da família "como grupo fundamental da sociedade e ambiente natural para o crescimento e bem-estar de todos os seus membros, e em particular das crianças, deve receber a proteção e assistência necessárias a fim de poder assumir plenamente suas responsabilidades dentro da comunidade" e de que "a criança, para o pleno e harmonioso desenvolvimento de sua personalidade, deve crescer no seio da família, em um ambiente de felicidade, amor e compreensão".

Por esta razão, em diversos dispositivos, dos quais mencionamos exemplificativamente os artigos 5, 8, 9, 20 e 21, é imperativo que os esforços internacionais voltem-se para a garantia de direitos à convivência familiar e comunitária, em seu próprio país.

Caso, excepcionalmente, se faça necessária a adoção, e internacional, devem ser também respeitadas as garantias legais, especialmente os termos da legislação brasileira, não se podendo aceitar que pessoas se apresentem como pretendentes sem a observância dos requisitos previstos pela legislação brasileira para a adoção.

São Paulo, 21 de janeiro de 2010.

A diretoria

Fonte: www.abmp.org.br

Defensoria lança cartilha para comemorar Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

O Núcleo de Combate a Discriminação, Racismo e Preconceito da Defensoria Pública preparou uma cartilha informativa para celebrar o dia 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O material explica para os leitores o que é religião e liberdade religiosa, quais as obrigações que o Estado e as pessoas têm para garantir que este direito seja respeitado por todos.

“Viver numa sociedade multicultural como a brasileira é respeitar o outro nas suas mais diversas dimensões, inclusive a religiosa”, informa a cartilha. “O Estado não pode criar obstáculos para o exercício de qualquer religião e deve tomar atitudes para garantir que a liberdade religiosa seja respeitada por todos”, expressa.

A cartilha ainda diz quais as atitudes que devem ser tomadas em caso de discriminação pela religião ou pela falta dela, bem como os dispositivos legais que podem ser aplicados nesta situação. Por fim, o material traz, ainda, diversas instituições onde as vítimas podem buscar informações e atendimento no Estado de São Paulo.

A cartilha também pode ser acessada na internet, no Portal da Defensoria: http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/repositorio/0/folder%20religiosa.pdf


Fonte: www.promenino.org.br

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Balanço do Trabalho efetuado pela SGTO Tânia Guerreiro em 2009 contra a PEDOFILIA.



Balanço das atividades de 2009

O ano que passou (2009) foi de muito trabalho para a sargento Tania Guerreiro. Foram mais de 70 palestras falando de prevenção, orientação e cuidados com nossas crianças e adolescentes pelo Brasil afora.

Respondendo a convites de Instituições de ensino superior, unidades policiais, comunidades religiosas, prefeituras, secretarias estaduais e municipais, além de locais particulares, a sargento Tânia rodou mais de 14 mil quilômetros no ano que passou, para levar ao conhecimento da sociedade informações sobre este tema tão delicado que é a Pedofilia.

União da Vitória, Apucarana, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Piraquara, Tijucas do Sul, Pinhais, Medianeira, Pinhão, Ivaiporã, Lapa, Colombo, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras, Ponta Grossa, Curitiba, entre outras foram algumas das cidades no Paraná, que receberam as palestras da sargento Tania Guerreiro.

A sargento foi convidada ainda para palestrar sobre o tema para moradores do Capão Bonito, em São Paulo; também em Sinop, Alta Floresta, Paranaíta, Sorriso, Lucas do Rio Verde em Mato Grosso e Coxim, em Mato Grosso do Sul.

Este ano não será diferente, em relação ao volume de trabalho, já que a sargento têm palestras agendadas do início do mês de fevereiro, até o mês de maio.

Para a sargento Tania Guerreiro esse ritmo de trabalho é normal. "Se tivesse mais tempo faria muito mais. Com informação podemos combater e prevenir a Pedofilia. É interessante que muito mais pessoas tenham conhecimento sobre o tema, para melhorar a prevenção", afirma a sargento Guerreiro.
Siga o Trabalho da Sargento também através do Blog do Conselho Tutelar

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Vivência de Palhaço

Estão abertas as inscrições para a Vivência de Palhaço ministrada por Gabriela Winter que acontecerá domingo, 07 de fevereiro das 10 às 16hrs na chácara Artes do Circo, a 30min da cidade de São Paulo.
O Despertar do Clown e A Mentalidade do Palhaço.
Dirigida a todos os interessados no tocar a alma, no fazer rir, na pureza e na psicologia do palhaço.
Serão abordadas as fórmulas cômicas, técnicas de como utilizar a máscara do palhaço e as facetas deste ser que todos levamos dentro.
A vivência consistirá em jogos de imaginação, físicos e de treinamento clownesco, através dos quais o aluno poderá descobrir um pouco mais de seu lado tonto. Este trabalho, além de despertar um novo olhar sobre tudo, propicia grande desenvoltura e é uma excelente ferramenta para qualquer tipo de expressão artística e pessoal.
As inscrições estão abertas. As vagas são limitadas!
Para reservar a sua participação copie e cole a ficha de inscrição abaixo no corpo do email e envie para contato@artesdocirco.com.br com o assunto: PALHAÇO
FICHA DE INSCRIÇÃO - Vivência de PalhaçoArtes do CircoNome: Data nasc.:E-mail: Tel: ( ) Celular: ( )TEM ALGUMA EXPERIÊNCIA TEATRAL OU COMO CLOWN? SIM ( ) QUAIS? NÃO ( ) PORQUE TEM INTERESSE EM FAZER O CURSO? COMO SOUBE DO CURSO?---
Vivência de palhaço com Gabriela Winter
Quando: dia 07 de fevereiro de 2010
Hora: das 10 às 16hrs com um intervalo de 1(uma) hora para o lanche
Local: Chácara Artes do Circo (sabia mais, clique)
Investimento: R$ 60,00
Outras informações acesse: www.artesdocirco.com.br

Pornografia infantil fora do computador

Do Clipping da Andi

Chega ao Brasil uma importante ferramenta no combate à pornografia infantil. O PornStick, detector digital de pornografia que capta imagens que explorem ou sugiram conteúdo pornográfico, realiza uma espécie de varredura no computador. A nova tecnologia atinge pais preocupados com o conteúdo dos sites acessados pelos filhos até policiais que não precisam mais passar vários dias investigando uma CPU suspeita de armazenar pornografia infantil. A imagem é identificada mesmo que tenha sido apagada ou apenas visualizada na internet. Em formato de pendrive, a ferramenta seleciona com 95% de precisão e pode ser usada por qualquer usuário de Windows 7, Vista ou XP. O detector de pornografia digital deve começar a ser distribuído ainda no primeiro semestre de 2010 em redes varejistas.

Folha do Commercio (PE), Pedro Diniz – 20/01/2010

Pais devem ficar atentos

Do Clipping da Andi

Cerca de 57% das crianças com visão alterada mostram-se desatentas, agitadas e têm dificuldade de aprender. Os dados fazem parte do levantamento do Instituto Penido Burnier, de Campinas, que analisou 36 mil crianças entre de 3 e 8 anos. O oftalmologista e coordenador do estudo Leôncio Queiroz Neto, alerta que o primeiro exame oftalmológico deve ser aos três anos. Em casos de pais míopes, o teste deve ser antecipado para os dois anos. Ele lembra que assim que nasce, a criança deve fazer o teste do olhinho. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 12% das crianças em idade escolar precisam usar óculos, entretanto 80% nunca fizeram exame. A falta de óculos pode levar ao estrabismo e ambliopia, - desenvolvimento desigual das vistas – que é a maior causa de cegueira infantil.

O Dia (RJ) – 20/01/2010

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PR: Escolas perdem verba federal

Do Clipping da Andi

Falhas do Ministério da Educação (MEC) e das escolas fizeram com que quase dois terços das instituições do país que ainda têm problema de desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) iniciem o ano sem as verbas que serviriam justamente para melhorar sua qualidade de ensino. Até o momento, foram repassados apenas R$ 180 milhões. Apenas 9,8 mil escolas receberam o recurso. No Paraná, 930 estabelecimentos estavam abaixo da média nacional e poderiam receber os recursos extras do MEC - seriam R$ 15 milhões para instituições do estado. Do dinheiro previsto, só R$ 5,4 milhões foram depositados para 346 escolas paranaenses.

Ideb - Para elevar a qualidade de ensino nas mais de 27 mil escolas brasileiras que têm nota inferior à média nacional no Ideb, o MEC criou no ano passado o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola). Além de fazer um acompanhamento mais intenso, o governo federal engordaria as contas dessas escolas com R$ 517,7 milhões. O dinheiro seria distribuído conforme o número de alunos de cada colégio.

Gazeta do Povo (PR) – 18/01/2010

PR: Campanha de combate a todas as formas de violência

Do Clipping da Andi

Cartilhas, folhetos e cartazes produzidos para campanha de prevenção e combate contra violência doméstica serão apresentados hoje (19/01/2010) na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
O material traz esclarecimentos e informações sobre a prevenção e combate contra toda a forma de violência doméstica (maus tratos, exploração sexual e do trabalho) que ocorre na sociedade tendo como principais vítimas crianças, adolescentes, idosos e mulheres.
Vinte mil cartilhas informativas, 40 banners, 100 mil folders, 1.850 cartazes e 100 mil folhetos serão entregues a entidades que atuam como agentes na rede de proteção e combate à violência. A campanha tem caráter permanente e objetivo de esclarecer e disseminar informações de como as pessoas podem atuar para mudar essa realidade.

Folha de Londrina (PR) – 10/01/2010

Quem mama no peito tem saúde mental melhor

Do Clipping da Andi

Estudo realizado com 2.366 crianças acompanhados por 14 anos apontou que a amamentação no peito por pelo menos seis meses também ajuda a proteger a saúde mental das crianças até a adolescência. Pesquisadores acreditam que bebês amamentados por mais tempo têm melhor saúde mental porque a amamentação tem um efeito positivo no desenvolvimento de aspectos neuroendócrinos, necessários para uma melhor resposta ao estresse. Componentes bioativos do leite também influenciariam nessa resposta. A pesquisa foi publicada no "Journal of Pediatrics".

Folha de São Paulo (SP) – 18/01/2010

MG: Ausência do pai contribui para criminalidade entre jovens

Do Clipping da Andi

Levantamento feito no Centro Socioeducativo Santa Clara, em Minas Gerais, aponta que 45% dos 55 jovens internados no local foram abandonados pelo pai quando crianças. O índice sobe para 69% após o envolvimento do filho no primeiro delito. Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), a amostragem reflete a realidade em todos os 28 centros de recuperação existentes no estado. A diretora da unidade, Ana Selles, explica que para tentar amenizar a situação, psicólogos e assistentes sociais buscam aproximar os jovens dos pais. Segundo ela, são realizadas visitas nas casas das famílias com o intuito de se entender como se dão as relações e que há um trabalho para que o adolescente consiga conviver com a ausência do pai.

O Tempo (MG), Raphael Ramos – 18/01/2010

Sexting se espalha cada vez mais

Do Clipping da Andi

O sexting (troca de fotos com sugestão sensual ou até mesmo em poses nuas) se espalha cada vez mais entre os adolescentes. Nos Estados Unidos, pesquisadores entrevistaram mais de 800 adolescentes entre doze e 17 anos e descobriram que pelo menos 15%, de ambos os sexos, já receberam pelo celular uma imagem com sugestão erótica de alguém que conhecem e 4% admitem ter enviado esse tipo de mensagem. No Brasil, o consultor de segurança Alexandre Freire diz que já precisou intervir num caso grave de sexting. Com softwares indicados, descobriram que uma menina de 15 anos enviava imagens sensuais para um homem de 50 anos. A SaferNet Brasil, entidade que batalha pela segurança na web, tem dicas para evitar as armadilhas do sexting - por exemplo, o adolescente jamais deve se deixar levar por qualquer pressão para fazer uma foto sensual.
Informações em http://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas

O Globo (RJ) – 18/01/2010

Estresse infantil: 80% das crianças têm algum sintoma

Do Clipping da Andi

Pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-BR), que trabalha a prevenção e o tratamento do estresse, apontou que oito em cada dez crianças têm manifestações psicossomáticas e apresentam problemas de saúde para os quais não há causa clínica determinável. A presidente da Isma-BR e doutora em Psicologia, Ana Maria Rossi, supervisionou o levantamento, realizado com 220 crianças de sete a doze anos em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Entre os sintomas físicos resultantes do excesso de tensão, foram citados dores musculares (dor de cabeça e de barriga), distúrbios do sono (pesadelo, sono agitado e insônia), diarreia, constipação, enjoos e náuseas. Os resultados apontam a rotina atribulada como uma das principais causadoras da tensão entre os pequenos.

Folha de Londrina (PR) – 18/01/2010