sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

BATE PAPO COM CLÉO FANTE SOBRE BULLYING


Cléo Fante é pesquisadora, conferencista e consultora educacional, pioneira no tema da violência escolar (bullying) no Brasil. Autora dos livros Fenômeno Bullying e Bullying Escolar e do programa antibullying Educar para a Paz.


Moderador 14:24:45 Bem-vindos ao bate-papo realizado pelo Portal Pró-Menino. Hoje conversaremos com Cléo Fante, que em breve responderá às perguntas


cleofante 14:28:11 Boa tarde! Sejam todos bem-vindos. Aguardo as perguntas.


Erica 14:49:27
reservadamente diz para Moderador Olá, Cléo. Sou professora “à moda antiga” e vejo que cada vez se fala mais em professor como um facilitador de processos. No caso de um aluno que se mostra violento, o professor deve usar de autoridade com ele mesmo correndo o risco de ser criticado e até repreendido formalmente pela Delegacia de Ensino? aceitar


Moderador 14:52:57 Daremos início ao bate-papo às 15 horas. O chat terá duração de 1 hora.


Moderador 14:53:47 Boa tarde, Cléo, boa tarde a todos, vamos começar a conversa!

Kleyton 14:55:57
reservadamente diz para Moderador Cara Cléo Fante, me diga sua opinião a respeito de jogos com o tema de violência na escola, como o jogo “Bully” , da Rockstar games, criadora de outros jogos polêmicos como GTA, onde você controla um estudante com a missão de causar violência na escola.

Erica diz: Olá, Cléo. Sou professora “à moda antiga” e vejo que cada vez se fala mais em professor como um facilitador de processos. No caso de um aluno que se mostra violento, o professor deve usar de autoridade com ele mesmo correndo o risco de ser criticado e até repreendido formalmente pela Delegacia de Ensino?


Moderador 14:58:32 Lembramos a todos que as perguntas são enviadas primeiramente ao moderador, que as encaminha por ordem de chegada ao entrevistado. Por isso, demora um tempo até que cada pergunta seja respondida. Uma boa entrevista!


Mariane 14:59:15
reservadamente diz para Moderador Há alguma pesquisa que identifique a incidência do bullying por localização geográfica? Ou seja, há nações onde há maior ocorrencia de bullying? aceitar


cleofante 14:59:15 Erica, no caso de um aluno ser violento o ideal é que seja realizado um trabalho sistêmico, que envolva os profissionais da escola e especialmente a família e, inclusive a DRE.


Moderador 15:00:24 Kleyton diz: Cara Cléo Fante, me diga sua opinião a respeito de jogos com o tema de violência na escola, como o jogo “Bully” , da Rockstar games, criadora de outros jogos polêmicos como GTA, onde você controla um estudante com a missão de causar violência na escola.


Matheus 15:00:40
reservadamente diz para Moderador Obrigada ao Portal Pró-Menino por nos dar essa chance de falar sobre um tema tão urgente hoje. Cléo, me diz uma coisa, uma criança agressiva na escola necessariamente tem um exemplo de violência dentro da família?

Erica (em tempo) o ideal é que as escolas preparem os seus profissionais para atuarem de forma correta e eficaz frente às situações de violência e que as capaacitações incluam as famílias, que não sabem muitas vezes como agir.


Moderador 15:02:59 Mariane diz: Ha alguma pesquisa que identifique a incidência do bullying por localização geográfica? Ou seja, há nações onde há maior ocorrencia de bullying?


cleofante 15:04:24 Kleyton, o jogo Bully, devido ao seu conteúdo, foi probido em nosso país. É um jogo que incita as práticas bullying, em especial entre os adolescentes, que são indivíduos em formação, portanto, vulneráveis.


Liliane 15:05:25
reservadamente diz para Moderador Boa tarde, Cléo. É uma honra ter esse espaço com você. Sou pedagoga e vejo muito a questão do bullying ligada a valores, ou melhor, à falta deles. Abordar essa temática através dos conteúdos curriculares reforçando e ensinando valores pode ser uma estratégia? aceitar


Moderador 15:06:24 Matheus diz: Obrigada ao Portal Pró-Menino por nos dar essa chance de falar sobre um tema tão urgente hoje. Cléo, me diz uma coisa, uma criança agressiva na escola necessariamente tem um exemplo de violência dentro da família?


cleofante 15:07:18 Mariane, desconheço pesquisas que especifiquem a incidência bullying por localização geográfica, uma vez que essas práticas não estão relacionadas ao nível socioeconômico, turno escolar, localização, etc.


cleofante 15:08:40 Matheus, não necessariamente. Tem crianças que em casa têm determinado comportamento e na escola tem outro, totalmente diferente,


Kleyton 15:08:48
reservadamente diz para Moderador È proibido mas qualquer pessoa pode baixar pela internet esse jogo, não haveria uma maneira de evitar isso?

Liliane diz: Boa tarde, Cléo. É uma honra ter esse espaço com você. Sou pedagoga e vejo muito a questão do bullying ligada a valores, ou melhor, à falta deles. Abordar essa temática através dos conteúdos curriculares reforçando e ensinando valores pode ser uma estratégia?


Ana Clara 15:11:01
reservadamente diz para Moderador Olá, Cléo. Quais os efeitos do bullying na vida de uma criança? Ela será para sempre um adulto marcado? Você conhece algum trabalho voltado para amenizar os traumas? aceitar


cleofante 15:12:42 Olá Liliane, honra a minha em tê-la conosco. O ensino de valores na escola se torna cada vez mais urgente. A falta deles tem levado o indivíduo ao egoísmo exacerbado, ao individualismo, à intolerância e ao desrespeito ao outro.


Moderador 15:13:04 Kleyton diz: È proibido mas qualquer pessoa pode baixar pela internet esse jogo, não haveria uma maneira de evitar isso?


Mônica 15:13:31
reservadamente diz para Moderador Boa tarde a todos. Você acha que os professores estão preparados para lidar com o bullying? Sei de cada história...como professora, onde posso buscar dicas de como agir na hora H? aceitar


Samy 15:13:46
reservadamente diz para Moderador Prof. Cleo, o que leva uma pessoa a praticar o bullying? aceitar


Moderador 15:13:59 Ana Clara diz: Olá, Cléo. Quais os efeitos do bullying na vida de uma criança? Ela será para sempre um adulto marcado? Você conhece algum trabalho voltado para amenizar os traumas?


Moderador 15:15:49 Mônica diz: Boa tarde a todos. Você acha que os professores estão preparados para lidar com o bullying? Sei de cada história...como professora, onde posso buscar dicas de como agir na hora H?


Moderador 15:16:47 Este chat é promovido pelo portal Pró-Menino

Infelizmente Kleyton, esse jogo e outros podem ser baixados na rede. Por isso, se faz necessário um trabalho de conscientização, educação mesmo, onde os jovens e seus familiares saibam do conteúdo e das possíveis consequências, inclusive legais. Como cidadão é nosso dever denunciar e lutar contra tudo aqilo que incita a violência.


cleofante 15:19:54 Olá Ana Clara. Os efeitos na vida de uma criança vitimada pelo bullying dependerá do grau de exposição. Nem todas as pessoas serão sequeladas, temos o poder de superação, tratamentos, etc. Existem alguns profissionais que atendem os sequelados pelo bullying, em especial os da área de psicologia.


Viviane 15:20:56
reservadamente diz para Moderador Bullying é uma novidade patológica dos tempos modernos ou é só mais uma palavra nova e importada para um velho problema? aceitar


cleofante 15:22:33 Olá Mônica, a maioria dos professores e outros profissionais das áreas de saúde, segurança e justiça não estão preparados para atender aos casos de bullying. É preciso que sejam treinados para isso, em especial para a prevenção. Existem alguns livros no mercado que podem ajudá-la, inclusive os que temos publicado.


Ana Clara 15:22:43
reservadamente diz para Moderador Você pode indicar algum trabalho de recuperação de traumatizados por bullying? aceitar


Moderador 15:23:01 Ana Clara diz: Você pode indicar algum trabalho de recuperação de traumatizados por bullying?


Junior 15:23:27
reservadamente diz para Moderador Bater no colega, xingar com apelidos maldosos podem ser considerados apenas como comportamento de alguém que quer chamar atenção ou existe mesmo uma criança de índole má? aceitar


cleofante 15:24:03 Posso indicar os trabalhos do psicólogo José Augusto Pedra, de Brasília.


Moderador 15:24:13 Viviane diz: Bullying é uma novidade patológica dos tempos modernos ou é só mais uma palavra nova e importada para um velho problema?


Airton 15:24:31
reservadamente diz para Moderador O que funciona mais com um aluno agressivo, palavras carinhosas, pacientes e doces ou mandar pra diretoria, suspender, castigar? aceitar


Moderador 15:27:02 Junior diz: Bater no colega, xingar com apelidos maldosos podem ser considerados apenas como comportamento de alguém que quer chamar atenção ou existe mesmo uma criança de índole má?


Thayller 15:28:06
reservadamente diz para Moderador Qual o papel da mídia no aumento do bullying escolar? Você acha que ela tem alguma influência nas crianças nesse sentido? aceitar


Ana Clara 15:28:26
reservadamente diz para Moderador Obrigada!!! aceitar


Moderador 15:28:42 Ana Clara diz: Obrigada!!!


cleofante 15:30:52 Viviane, o bullying é uma forma de violência tão antiga quanto a escola, porém, a gravidade da exposição (que leva muitos ao suicídio e assassinatos), levou alguns profissionas a estudar científicamene e nomearam esse tipo de ocorrência para que não fosse confundido com brincadeiras cotidianas e outras formas de violência.



Moderador 15:31:36 Airton diz: O que funciona mais com um aluno agressivo, palavras carinhosas, pacientes e doces ou mandar pra diretoria, suspender, castigar?


Júnior, uma das caracterísitcas do bullying é a intencionalidade de causar danos ao outro, além da repetição dos atos agressivos contra a mesma vítima. Independente de ser bullying ou não, aquele que xinga, coloca apelidos, bate no outro está alertando para alguma dificuldade. Dessa forma, está chamando a atenção para si e nem sempre é um problema de má indole. Talvez esteja alertando para a falta de habilidades relacionais, ausência de afeto, etc.


Renata 15:35:41
reservadamente diz para Moderador Parece que ser violento e destruir patrimônio público virou um valor....o que a comunidade escolar pode fazer para reverter isso? aceitar


Moderador 15:36:07 Thayller diz: Qual o papel da mídia no aumento do bullying escolar? Você acha que ela tem alguma influência nas crianças nesse sentido?


Moderador 15:38:33 Renata diz: Parece que ser violento e destruir patrimônio público virou um valor....o que a comunidade escolar pode fazer para reverter isso?


Camila 15:38:44
reservadamente diz para Moderador Como o governo tem visto essa questão? Existe algo em andamento em termos de Política Pública para combater a violência escolar? aceitar


cleofante 15:40:17 Olá Airton: é preciso ter equilíbrio em nossas ações. Tudo dependerá da gravidade da situação, Há situações que temos que ser afetivos como também punitivos. É claro que a punição no âmbito escolar se faz por ações pedagógicas, porém quando foge à alçada da escola os casos precisam ser encaminhados às autoridades competentes. Muitas vezes, a escola se omite e pode ser responsabilidzada. Por isso, é fundamental que tenha um regimento interno bem elaborado, com a participação de toda a comunidade escolar.


Daniela 15:41:24
reservadamente diz para Moderador Qual é a pior história que você teve notícia sobre bullying no Brasil e como terminou essa história?


Moderador 15:43:55 Camila diz: Como o governo tem visto essa questão? Existe algo em andamento em termos de Política Pública para combater a violência escolar?


cleofante 15:44:53 Olá Thayller. A mídia ajuda no enfrentamento na medida em que conscientiza a sociedade sobre o problema, mostrando como identificar e agir, a quem denunciar. Entretanto, tem o outro lado, em que os jovens validam os comportamentos oferecidos sejam nas novelas, nos programas humorísticos, nos filmes, etc.


Moderador 15:45:34 Pessoal, encerraremos o bate-papo em breve. Infelizmente não é possível enviar todas as perguntas, porque o número de questões é extremamente grande. Pedimos a compreensão de todos.


cleofante 15:47:54 Renata: Infelizmente, os modelos positivos de identificação, os bons exempos a serem seguidos estão em extinção em nossa sociedade. Por isso, muitos jovens reproduzem ou se tornam modelos negativos, pois dá destaque, popularidade entre os colegas. A escola tem papel fundamental na formação de valores. Pode reverter por meio da discussão, da reflexão e da busca por soluções conjuntas. Envolver os jovens em atividades solidárias, onde possam vivenciar valores e atitudes positivas é um bom começo, não acha?


Moderador 15:49:01 Daniela diz: Qual é a pior história que você teve notícia sobre bullying no Brasil e como terminou essa história?


cleofante 15:53:12 Olá Camila, infelizmente o MEC pouco ou nada fez nessa questão. As políticas públicas que temos conhecimento centram-se em algumas iniciativas municipais e estaduais, por meio de leis antibullying, como nos estados da Paraíba, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso, etc. Temos um longo caminho a percorrer, mas já temos várias vitórias, além das leis, a disponibilização do Disque 100 para atendimento de denúncias anônimas. Para quem começou há 10 anos falando de um tema totalmente desconhecido no país,são grandes conquistas, graças ao empenho de muitos que têm se dedicado ao fenômeno.


Moderador 15:54:36 Pessoal, a pergunta da Daniela é a última questão para encerrar o chat:


cleofante 15:55:58 Daniela. Foi a história do Edimar de Freitas, um estudante da cidade de Taiuva, interior paulista. Foi vítima durante 11 anos de chacotas e sofrimentos. Não suportou... entrou na escola armado, feriu 6 estudantes, a vice-diretora,o zelador e deu um tiro na cabeça, no pátio da escola. Sofrimento grande, de todos, porém, maior ainda foi da família, o garoto era filho único. Perde-o para escola, para a violência que muitos ainda teimam em acreditar ser brincadeira da idade.


Moderador 15:57:20 Iremos encerrar o bate-papo. Cléo, você tem algo a acrescentar?


Moderador 15:58:17 Pessoal, obrigada pela participação em nosso bate-papo.


Moderador 15:58:58 Cléo, muito obrigada pela sua presença no bate-papo do Portal Pró-Menino


cleofante 15:59:07 Agradeço a participação de todos, o interesse pelo tema e peço que conscientizem as pessoas sobre o bullying e as consequências dessa forma de violência. Obrigada.


Moderador 15:59:28 Esta entrevista ficará disponível para consulta na página principal do Pró-Menino.

Fonte: www.promenino.org.br

3 comentários:

  1. Quem são envolvidos no bullying?

    ResponderExcluir
  2. tamebm ja sofri disso mas nao me entimidei e contei tudo pra os meus pais um dia antes da minha mae saber elas ficaram sabendo que eu ia contar e me bateram muito no outro dia contei pra minha mae e pro meu pai ai a dierota expulssou elas da escola

    ResponderExcluir
  3. ooiiee
    boa noite!
    tenho 15 ano e meu namorado tem 30
    minha familia não aceita meu namoro
    e dizem que vão denuncia-lo no conselho tutelar
    o que pode acontecer com ele??

    ResponderExcluir